terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tecnologia da Informação e Comunicação

APRESENTAÇÃO DE TI

PROCESSO DE APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO
Até o início do século XX, o processo de aplicação de conhecimento na concepção de bens e serviços era uma atividade realizada por uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas.
Como as exigências atuais de investimentos em inovações são constantes em face da globalização, as empresas que não possuem recursos suficientes buscam nas alianças com outras empresas soluções.
MOTIVAÇÃO E RISCOS
VETORES
Dois vetores impulsionam a formação de alianças:
.:. A globalização
.:. Necessidade constante de utilização de tecnologia da informação
em todos os setores.
TIPOS DE ALIANÇAS
As alianças podem ser:
.:. Transitórias, duradouras ou definitivas
.:. Incluir todos ou alguns produtos ou segmento de mercado .:. Localizadas, nacionais ou mundiais
EXEMPLOS
.:. Airbus - Francesa Air France, Alemã Lufthansa e espanhola Casa
.:. AM-X - italianas Aeritália e Aermach e brasileira Embraer
.:. Notebook
FRONTEIRA
As alianças tendem a apagar a fronteira entre as parceiras, o que traz
vantagens por facilitar o fluxo de informações, conhecimento e produtos.
MOTIVAÇÕES
As principais motivações que levam às alianças:

.:. Repartir os custos e os riscos de desenvolvimento tecnológico .:. Superar barreiras a outros mercados
.:. Acelerar a introdução de novos produtos
.:. Melhorar ou aumentar a utilização da capacidade instalada
RISCOS
Uma das formas de minimizar o risco da dependência excessiva é implementar várias alianças com diferentes empresas ou exercer posição relevante no acordo.

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