sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Metodologia Científica

A LINGUAGEM DE DEUS

Francis S. Collins, é diretor do projeto Genoma Humano, lançado como um gigantesco desafio, o de desvendar o código genético humano completo; como ele mesmo diz: “o manual de instruções do ser humano”

No livro “A Linguagem de Deus” o autor se propôs a expor comprovações científicas da existência de Deus, por páginas e páginas ele discorre sobre este tema, mas é perceptível que o assunto mais difundido é seu trabalho no Projeto Genoma, suas descobertas como por exemplo a cura genética para a Fibrose Cística.

Trata também, de fazer um comparativo entre as descobertas do Projeto Genoma, a Bíblia e a Teoria de Darwin. Falando sobre os pontos convergentes e divergentes entre as três. No final de tudo ele chega à conclusão de que diante de tudo que foi exposto não haveria um ser capaz de fazer criaturas tão complexas, com manuais tão absurdamente misteriosos que não fosse um ser sobrenatural de poder imensurável; este só poderia ser à quem chamamos de Deus.

O livro tem um tema interessantíssimo, mas de difícil abordagem, por tanto foi preciso lançar mão de dados que vão da teoria do big bang às descobertas do genoma humano. É uma leitura atraente até que percebemos os rodeios e as repetições além de narrativas extremamente longas e detalhistas que torna cansativo e te causa o impulso de pular páginas e chegar à conclusão, mas se você tiver paciência terá acesso à informações importantes tanto do ponto de vista científico como do ponto de vista religioso, seja lá qual for o seu credo.

Referência Bibliográfica

Autor: Francis S. Collins

Obra: A linguagem de Deus

Editora: Gente

Data da Publicação: 2006

Lugar: São Paulo

Páginas: 277p

Preço: R$39,00

Nenhum comentário: